Canetas para aplicação de insulina: método seguro e preciso « Blog de Educação em Diabetes
mai
24

Canetas para aplicação de insulina: método seguro e preciso

Conheço muitos diabéticos que tem pavor de injeção. Não sou uma dessas pessoas, mas confesso que não me agradava muito a ideia de ter de me picar várias vezes ao dia. Nunca liguei de tomar injeção, tirar sangue, porque era sempre feito por outra pessoa. O problema, para mim, seria me auto-aplicar. Fui adiando este dia. Sabia que durante a gravidez teria de usar insulina. E o tal dia chegou. Nem sabia, até então, da existência da caneta. Sempre que pensava em insulina, me vinha à mente aquela imagem do frasquinho de insulina e da seringa.

Quando engravidei, na consulta com a endocrinologista, ela me receitou a insulina e o esquema para usar. Mas não me ensinou a aplicar, mesmo porque não tínhamos ali nenhuma seringa ou caneta. Descobri a gravidez no dia em que ela viajaria e passaria alguns dias fora, por isso a consulta foi feita em seu apartamento, que é perto da minha casa. Saí de lá um pouco apavorada. Hoje, vejo que era uma grande bobagem da minha parte. Era uma sexta-feira. Saí da consulta e pensei: “vou procurar um local onde possa ter toda a orientação de como utilizá-la e que possa me passar todas as opções”. Na manhã seguinte, fui até a Associação Nacional de Assistência ao Diabético, aqui em São Paulo. Já havia ido lá com a minha mãe algumas vezes e sabia que encontraria toda a estrutura de enfermagem para me orientar.

Fui atendida por uma enfermeira, que me mostrou a opção das canetas, que eu nem conhecia. Escolhi uma da Lilly. E ela me explicou que precisaria de duas canetas, uma para a insulina rápida; e outra, para a basal. Escolhi uma outra, também da Lilly, só que mais simples. Mais para frente, adquiri uma da Novo Nordisk, que permitia fracionar mais as doses. Fomos a uma salinha e ela me mostrou como eu deveria aplicar e em que locais do corpo, qual o tipo de agulha mais indicada. Mostrou como fazer a dobra, e que poderia aplicar nos braços, pernas e abdômen (pode ser também nas nádegas, mas é mais difícil para quem vai se auto-aplicar).

Saí de lá super segura. E tirei de letra. Usava a minha caneta em público mesmo. Achava muito prática. E quando algum curioso queria saber do que se tratava, explicava. Nunca senti nenhum olhar de reprovação, somente de curiosidade. Achava que deveria, sim, aplicar em público, para desmistificar a prática. Afinal, aplicar insulina não dói.

Mas ainda há uma restrição para o uso de canetas: as insulinas aplicadas por canetas não podem ser misturadas para uma aplicação única (por exemplo, na administração de insulina NPH + regular). Mas elas são fáceis de usar,  permitem dosagens precisas e não é preciso se preocupar em encher seringas ou carregá-las quando se está distante de casa.

Fico pensando como era lá trás. Seringas de vidro, agulhas de ferro. Tudo precisava ser esterilizado, porque era reutilizável. Evoluímos bastante. Segundo o site da Anad, a aplicação com caneta é “a opção mais segura, prática e confortável para aplicar-se insulina”.

Em um encontro de blogueiros diabéticos, no ano passado, promovido pela BD, conheci uma jovem que usava seringa – não por opção, porque existem mesmo pessoas que preferem fazer uso de seringa -, por desconhecer a caneta.

O que tiro dessa minha experiência é que informação e orientação é tudo. É importante procurarmos informações sobre os produtos, a disponibilidade, aplicação e uso. A Internet tem papel fundamental e a Farmácia Doce Vida Diabetes tem essa preocupação: que as compras sejam conscientes e que o paciente possa ser orientado da melhor forma. Isso é muito importante.

Confira o post da farmacêutica responsável pela Farmácia Doce Vida Diabetes, publicado no blog Educação em Diabetes, sobre os tipos de caneta:

Conheca as canetas para aplicacao de insulina

Tem também caneta sem agulha. Um sonho para quem, mesmo com a caneta, ainda não se sente confortável com as picadinhas. Vamos conversar um pouco mais sobre ela em outro post, mas veja o que já foi publicado:

Caneta safe inject para aplicacao de insulina sem agulha

Injetar insulina diariamente sem uso de agulhas já é uma realidade em alguns países

Diabetes no caminho certo

- Diabates: safe-inject

- Safe-inject vídeo demostrativo

- Safe-inject: perguntas e respostas

- Aplicar insulina sem agulha agora e realidade no Brasil

- Safe-inject caneta de aplicação de insulina sem agulha

**

Todos os textos publicados aqui estão sob a proteção da Lei do Direito Autoral Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.

 


Luciana Oncken (166 Posts)

Jornalista, roteirista e blogueira, escreve sobre saúde há 15 anos. Diabética há 9 anos, mantém o blog Viver com Diabetes desde 2006. Já colaborou com diversas publicações especializadas, entre elas a revista Saúde! É Vital, da editora Abril. Foi gerente de comunicação da Associação Paulista de Medicina. Realizou trabalhos de comunicação institucional para o Hospital Sírio-Libanês. Hoje, atende contas de saúde com a sua empresa Banca de Conteúdo, entre eles, a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica.


5 Comentários para “Canetas para aplicação de insulina: método seguro e preciso”

  • sandra beatriz orué ogeda 2 de junho de 2012 às 20:40

    uso humolin NPH procuro a caneta com o refil mas ainda não encontrei parece que está em falta…. me ajude a encontra? é horrível ter que se autoaplicar com agulha, realmente demoro pra aplicar e quando não dá mais pra espera já aumentou muito a glicose, muito cruel!

  • sandra beatriz orué ogeda 2 de junho de 2012 às 20:52

    uso humolin NPH procuro a caneta com o refil mas ainda não encontrei parece que está em falta…. me ajude a encontra? é horrível ter que se autoaplicar com agulha, realmente demoro pra aplicar e quando não dá mais pra espera já aumentou muito a glicose, muito cruel! Quero saber mai as canetas sem agulha de que forma eu aplico a insulina que uso o NPH.

  • Mônica Amaral Lenzi
    Mônica A. Lenzi 5 de junho de 2012 às 12:16

    Sandra,

    Você encontra a caneta Humapen, para uso do refil da insulina Humulin N (NPH) em nossa Drogaria On Line. Entregamos em todo o Brasil.
    Não se esqueça, que as agulhas devem ser adquiridas separadamente.

    Qualquer outra dúvida, entre em contato conosco pelo e-mail: docevida@farmaciadocevida.com.br

  • Liduina Maria Cunha Guimarães 12 de junho de 2012 às 23:44

    Boa noite
    Minha filha tem diabete tipo 1, e preciso saber se a caneta Humapen serve para a insulina que é doada pela farmácia popular aqui no Rio de Janeiro.

  • Mônica Amaral Lenzi
    Mônica A. Lenzi 27 de junho de 2012 às 23:44

    Sandra,

    Você pode usar a caneta Humapen Luxura com o refil da insulina Humulin N
    Lembre-se que as agulhas são vendidas separadamente.
    Qualquer outra dúvida ligue para nós: 0800 721 0286

Comentários Sobre o Post

Um presente para você!

e-Book Grátis | Os 5 Segredos que você deve saber sobre a Insulina

Receba as Ofertas Promoções e Brindes da Farmácia Doce Vida no seu Email

Nome
E-mail *

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog Educação em Diabetes

Categorias

Vídeos Educativos sobre Tratamento

Assista os Vídeos Agora

Vídeos com Monica Lenzi Farmacêutica e Educadora em Diabetes pelo IDF

Posts Mais Compartilhados

Comentários dos Posts do Blog

Curta nossa página

O que se procura Mais