Novidades no tratamento de diabetes tipo 1 « Blog de Educação em Diabetes
jun
25

Novidades no tratamento de diabetes tipo 1

Author Luciana Oncken    Category Notícias e Análises    

Os análogos de GLP-1, que já são usados no tratamento do diabetes tipo 2, passariam a ser usados no tratamento do diabetes tipo 1. Eles não substituiriam a insulina, mas ajudariam no melhor controle

Estudo  apresentado no congresso Americano de Diabetes – ADA 2012 – apontou uma nova opção para o tratamento de pacientes com diabetes do tipo 1: os análogos do GLP-1, uma imitação de um hormônio produzido normalmente pelo próprio organismo. “O GLP-1 é um hormônio que promove o aumento da saciedade e, consequentemente, a redução da ingestão de alimentos. Esta redução ocorre pela ação sobre o centro da saciedade no cérebro, além de causar um retardo no esvaziamento do estômago”, explica a endocrinologista do Centro de Diabetes Curitiba (CDC), Luciana Pechmann.

Os análogos do GLP-1 já vêm sendo usados por pacientes com diabetes do tipo 2 no Brasil há cerca de um ano, com resultados muito bons.

Para uso em diabéticos tipo 1, os estudos são recentes. “O tratamento com insulina é o principal para os pacientes com o tipo 1 e sempre será”, relata a médica. A novidade é que seria nova classe de  medicamentos para ajudar no controle, com possível redução da quantidade de insulina aplicada.

A endocrinologista do Centro de Diabetes de Curitiba destaca que a adição dos análogos de GLP 1 pode reduzir a secreção de um hormônio chamado glucagon. Esse hormônio, em taxas elevadas, pode causar o aumento dos níveis de glicemia e dificuldade no controle da doença. O uso de medicamento evitaria essa situação e reduziria as chances de complicações tardias. “O análogo do GLP-1 administrado neste estudo e apresentado durante o congresso foi o Liraglutide. Ele leva à diminuição de apetite e perda de peso, o que proporciona um melhor controle da glicemia e diminuição dos níveis de insulina utilizados”, destaca Luciana.

Luciana Oncken (166 Posts)

Jornalista, roteirista e blogueira, escreve sobre saúde há 15 anos. Diabética há 9 anos, mantém o blog Viver com Diabetes desde 2006. Já colaborou com diversas publicações especializadas, entre elas a revista Saúde! É Vital, da editora Abril. Foi gerente de comunicação da Associação Paulista de Medicina. Realizou trabalhos de comunicação institucional para o Hospital Sírio-Libanês. Hoje, atende contas de saúde com a sua empresa Banca de Conteúdo, entre eles, a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica.


18 Comentários para “Novidades no tratamento de diabetes tipo 1”

  • jose luiz afonso 25 de junho de 2012 às 9:21

    gostaria,saber mais sobre o remedio, e se posso associar a insulina Regular com,NPH,agradeço

  • rayssa 25 de junho de 2012 às 10:13

    gostaria de saber como faço para marcar uma consulta com a doutora Luciana para saber se eu posso tomar esse medicamento

  • Mônica Amaral Lenzi
    Mônica A. Lenzi 25 de junho de 2012 às 10:34

    Rayssa,

    Segue abaixo o link para o site do CDC, lá você encontrará todos os dados necessários para marcar uma consulta com a Dra. Luciana:
    http://www.centrodediabetescuritiba.com.br

  • Juli 25 de junho de 2012 às 12:10

    Bom dia, como pude observar no post acima, vi que esse medicamento ajuda também no emagrecimento, mas o meu caso é diferente, sou DM1, e não preciso, e nem quero emagrecer, gostaria de saber se (claro que sob orientação médica também) posso usar esse medicamento sem que haja a perda de peso. Obrigada!

  • Mônica Amaral Lenzi
    Mônica A. Lenzi 25 de junho de 2012 às 14:04

    Juli,

    Converse com seu médico a respeito, pois só ele que te acompanha e conhece todo o seu perfil poderá lhe dar esta resposta.

  • Mario Sergio De Marchi 25 de junho de 2012 às 17:16

    Gostaria de saber se existe algum endocrinologista ou hospital de São Paulo prescrevendo este remédio e como entrar em contato com ele.

  • Mônica Amaral Lenzi
    Mônica A. Lenzi 26 de junho de 2012 às 11:51

    Mario,

    Todos os endocrinologistas conhecem esta medicação, ela já é comercializada a aproximadamente 1 ano no Brasil.

  • Fabio 26 de junho de 2012 às 18:02

    Boas, se bem que percebi, este medicamento reduz o apetite, sendo pouco vantajoso para o tratamento da diabetes mellitus, pois o corpo precisa de hidratos de carbono para funcionar correctamente.(Sou jovem ainda, 19 anos e tenho diabetes há 17, por isso a redução da quantidade de hidratos de carbono não seria vantajosa, pois sou mais magrinho…). Contudo terá algum êxito com pessoas com obesidade…

    Do meu ponto de vista, dar 5, 8 ou até 10 unidades de insulina é-me igual pois estou a picar de qualquer modo.
    Para além disso a redução de glucagénio pode ser perigoso pois perante uma hipo muito forte, quando aplicada a injecção para libertar o glucagénio, o qual na toma do referido medicamento, encontra-se diminuído no fígado, pode fazer com que o organismo não responda adequadamente…

    Apesar disso penso que deve ter grande sucesso com as pessoas que tenham tipo 2, a qual pode ser controlada com a alimentação, exercício físico etc…

    Por fim agradeço e apoio toda e qualquer investigação que nos facilite um bocadinho a vida ;)
    (estou aberto a todo o tipo de comentários e discussões no que toca à DM) :)

  • rosana 26 de junho de 2012 às 22:33

    gostaria de saber mais sobre esse tratamento pois tenho diabetes tipo 1 obrigado

  • Luciana Oncken 27 de junho de 2012 às 20:29

    Obrigada, Fábio, pela seu valioso comentário. Volte sempre por aqui. Abraços.

  • Edilaine 30 de junho de 2012 às 7:50

    Bom dia! Ainda sou nova nesse mundo de DM1. Minha filha de 8 anos foi diagnosticada há 4 meses e ainda estamos em fase de descobertas.
    Pelo que entendi o medicamento não se aplicaria, por exemplo, à minha filha. Ela não tem problemas com peso e também com fome. Aliás come exatamente as mesmas coisas nas mesmas quantidades que antes do diagnóstico, já que sempre preferimos uma alimentação saudável. Pergunto então se o medicamento pode ser utilizado sob orientação médica para tratamento de obesidade em pessoas que não têm diabetes? Gosto muito do Site, está sendo bastante esclarecedor nessa fase. Obrigada

  • Mônica Amaral Lenzi
    Mônica A. Lenzi 2 de julho de 2012 às 21:57

    Edilaine,

    Nunca use medicamento sem a orientação de seu médico. Somente ele poderá lhe informar se certo medicamento é adequado para seu tratamento.

  • damasceno 3 de julho de 2012 às 11:13

    gostaria de sber mas sobre o pancreas artificial, made-me mais infoprmaçãos obrigado

  • Mônica Amaral Lenzi
    Mônica A. Lenzi 3 de julho de 2012 às 15:31

    Damasceno,

    O Pâncreas artificial foi um estudo publicado no congresso da Associação Americana de Diabetes no mês passado, assim que tivermos mais notícias, com certeza será publicado aqui.

  • Marco Albuquerque 12 de julho de 2012 às 14:47

    Li a reportagem (pesquisa) gostaria de obter mais informações sobre o GLP-1 se possível relatar os possíveis efeitos “colaterais” no organismo, sou diabetico tipo 2 a 20 anos tomo insulina Lantus e Novorapid. fico no aguardo, grato.

  • Mônica Amaral Lenzi
    Mônica A. Lenzi 14 de julho de 2012 às 20:19

    Marco,

    Saiba mais sobre o GLP1 lendo em nosso blog: Victoza – Novo medicamento para tratamento da Diabetes tipo 2

  • Vilma Feddern 26 de setembro de 2012 às 13:38

    sou diabetica há 6 anos.
    tenho 51 anos
    faço Nph manhã 20 u. a noite 3u a Novolin .
    e humalog:
    e 3 u de manhã 1 a 2 no almoço dependendo ..
    2 no café e 2 anoite dependendo da janta.
    no mais me sinto bem, trabalho…e gostaria de saber novidades sobre tratamentos,palestras… sou do RS.
    abraços

  • IVONE 24 de julho de 2013 às 14:57

    gostaria de estar sempre recebendo e-mail com novas dicas sobre diabetes.

Comentários Sobre o Post

Um presente para você!

e-Book Grátis | Os 5 Segredos que você deve saber sobre a Insulina

Receba as Ofertas Promoções e Brindes da Farmácia Doce Vida no seu Email

Nome
E-mail *

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog Educação em Diabetes

Categorias

Vídeos Educativos sobre Tratamento

Assista os Vídeos Agora

Vídeos com Monica Lenzi Farmacêutica e Educadora em Diabetes pelo IDF

Posts Mais Compartilhados

Comentários dos Posts do Blog

Curta nossa página

O que se procura Mais